FAMÍLIAS DA RESEX TAPAJÓS-ARAPIUNS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ACESSAR PROGRAMAS DE AQUISIÇÃO DE...

FAMÍLIAS DA RESEX TAPAJÓS-ARAPIUNS RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ACESSAR PROGRAMAS DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

0 829
Visita à produção de agricultores vinculados à COOPRUSAN
02759_capacitacao_ecooideia_incra_09_03_16_comunitarios_resex_tapajos_arapiuns_2_8179085664702550090
Valter Macêdo, liderança da comunidade Alto Mentai

Assistência técnica ofertada pelo INCRA e executada pela ECOOIDEIA visa qualificar a produção e aumentar a renda das famílias

Lideranças de oito comunidades da Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns participaram de uma série de oficinas para capacitá-las em cooperativismo, associativismo e acesso a programas de aquisição de alimentos do Governo Federal. A capacitação, encerrada hoje (9), iniciou no dia 7 deste mês e faz parte do serviço de assistência técnica e extensão rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e executada pela ECOOIDEIA. As atividades transcorreram em Santarém e Belterra.

A programação foi dividida em palestras e visita de campo, promovendo intercâmbio entre os comunitários da RESEX Tapajó-Arapiuns e produtores rurais locais. A Cooperativa de Produtores Rurais de Santarém (COOPRUSAN) foi parceira na capacitação, repassando informações sobre as dinâmicas que envolvem a implantação de uma entidade desse tipo, a integração com os agricultores cooperados e a comercialização de produtos.

Prefeitura de Santarém explica como funciona o PAA
Prefeitura de Santarém explica como funciona o PAA

PAA e PNAE

Neste ano, dentre as metas da assistência técnica e extensão rural às comunidades atendidas pela ECOOIDEIA, está o trabalho em duas frentes: o acesso aos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA). Os dois programas abrem, no dia 2 maio, via Prefeitura de Santarém, a inscrição para novos agricultores e projetos por meio de cooperativas.

No caso do PAA, o trabalho envolve a identificação e o cadastramento individual de agricultores. Com relação ao PNAE, o objetivo é estabelecer uma parceria com a COOPRUSAN. Em ambos os casos, os comunitários terão o acompanhamento da entidade de assistência técnica e extensão rural contratada pelo INCRA, trabalho que compreende etapas como o mapeamento produtivo e a elaboração de projetos.

“Durante estes três dias de oficinas, [foram abordadas] as coisas que mais precisamos dentro das comunidades: acessar o PNAE e o PAA. Hoje, temos esse conhecimento e queremos levar para as comunidades e conscientizar o povo a melhorar produção e a merenda de nossas escolas, através do PNAE. E também [queremos] uma renda melhor para o agricultor”, afirma Valter Macêdo, vice-presidente da associação que representa a comunidade Alto Mentai.

Após as oficinas realizadas no período de 7 a 9 de março, a capacitação prosseguirá dentro da RESEX Tapajós-Arapiuns por meio das lideranças comunitárias e de técnicos da Ecooideia. Já há um cronograma da organização para atividades de campo no período de 16 a 24 deste mês.

ECOOIDEIA

É uma das organizações contratadas pelo INCRA para executar o serviço de assistência técnica e extensão rural na RESEX Tapajós-Arapiuns. Atualmente, 226 famílias, de 12 comunidades, são atendidas no contrato assinado com o INCRA.

Mais assistência técnica na RESEX Tapajós-Arapiuns

O Incra atende mais 2.611 famílias na RESEX Tapajós-Arapiuns com assistência técnica e extensão rural. Além da ECOOIDEIA, mais três organizações contratadas pela autarquia atuam na RESEX: o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); o Projeto Saúde e Alegria (PSA); e Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (CEAPAC).

Fonte: Luís Gustavo Telefone: (93) 3523-1296 E-mail: luis.gustavo@sta.incra.gov.br. Assessoria de Comunicação – INCRA Oeste do Pará – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Telefone: (93) 3522-1192. E-mail: ascom@sta.incra.gov.br